segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Conheça tradições e superstições de réveillon pelo mundo


O Ano Novo é uma época para renovar promessas, fazer planos e resoluções. Cercada de simbolismos, a data é comemorada de diferentes maneiras ao redor do globo e não faltam superstições e rituais realizados na virada do ano para trazer boa sorte ou deixar os males para trás.

Enquanto os brasileiros pulam sete ondas, espanhóis comem 12 uvas, dinamarqueses quebram pratos, holandeses queimam árvores e italianos saltam de pontes. Confira as tradições de Ano Novo em 12 países:

Tradicional ritual de oferendas a Iemanjá
Brasil
A tradição mais forte, seguida à risca pela maioria dos brasileiros, é vestir branco durante a virada do ano. Os adeptos e simpatizantes de religiões como umbanda e candomblé costumam fazer oferendas a Iemanjá, a deusa dos mares, lançando flores ao mar. Para começar o ano com o pé direito, muitos brasileiros pulam sete ondas e fazem pedidos para cada uma delas.  A lentilha também não pode faltar na ceia, pois acredita-se que ela traz sorte.

'Rose Parede' leva milhares às ruas de Pasafena,
na Califória
Estados Unidos
Provavelmente a tradição mais famosa nos Estados Unidos é o lançamento da bola de réveillon da Times Square, em Nova York, às 23h59. Milhares se reúnem para assistir uma grande bola presa num edifício fazer uma descida de um minuto, chegando exatamente à meia-noite. A tradição começou em 1907.
Outro costume é a “Rose Parade”, que acontece em Pasadena, na Califórnia, no primeiro dia do ano. O desfile antecede o “Rose Bowl Game” - jogo de futebol entre times de universidades – e leva milhares às ruas para assistir à passagem de carros alegóricos. O primeiro desfile foi realizado em 1886.

Turista fotografa bola da Times Square, em Nova York; esfera chega ao chão exatamente à meia-noite
Camboja
Durante o festival de Ano Novo, comemorado em abril, as crianças do Camboja lavam os pés dos seus pais e avós para demostrar respeito aos anciãos e para obter bênçãos em troca. Elas seguem a tradição de borrifar água nos rostos uns dos outros, durante a manhã, e nos pés, à noite. No país, o ano novo é comemorado por três dias e é chamado de “Chaul Chnam Thmey”, na língua nativa, que significa “Entre ano novo”.  Nestes dias, as pessoas também costumam derramar água colorida em seus amigos e parentes, simbolizando os desejos para o futuro.

Porcos trazem boa sorte na Alemanha
Alemanha
O porco simboliza boa sorte na comemoração do Ano Novo na Alemanha. As celebrações muitas vezes incluem banquetes tendo o leitão como um dos pratos. As mesas são decoradas com porcos em miniatura feitos de marzipã (massa doce), açúcar, massa de biscoito ou chocolate. Entre os povos germanicos, os porcos eram sinal de fartura, fertilidade e riqueza. Há séculos, quem possuía um porco era considerado abastado.

Itália
Em Roma, 1º de janeiro é o dia de alguns corajosos se arriscarem, pulando da Ponte de Santo Ângelo para dentro do Rio Tibre. O salto é considerado muito arriscado porque o rio é raso demais para suportar mergulhos desse tipo. Além disso, a água está bastante fria nessa época do ano (inverno no hemisfério norte). O primeiro salto foi realizado em 1946. Muitos italianos vão ao local somente para observar os saltos. Para os praticantes, o mergulho é uma maneira de atrair boa sorte.

Italianos saltam no Rio Tibre, em Roma, no primeiro dia do ano
Dinamarca
À meia-noite do dia 31 de dezembro, dinamarqueses costumam subir e pular de cadeiras, na esperança de banir todos os maus espíritos e trazer boa sorte. Eles também quebram pratos nas portas de seus amigos como prova da amizade e lealdade. Uma grande quantidade de cacos em frente à casa demostra que o morador tem muitos amigos.

Holanda
Em algumas cidades holandesas, são acesas fogueiras públicas para queimar árvores de Natal. Mergulhos são organizados em uma série de lagos, canais e no Mar do Norte. Os eventos são televisionados e os participantes são vistos com admiração, pois nessa época do ano o país costuma registrar temperaturas negativas.
Holandeses enfrentam frio e mergulham no mar para comemorar a virada do ano

Equador
Os equatorianos se reúnem para queimar fotos e imagens que representam algo que não gostam e não desejam ter em suas vidas no novo ano.

Espanha
Quando o relógio marca meia-noite, os espanhóis comem 12 uvas, uma para cada badalada do relógio. A tradição visa trazer boa sorte para cada mês do novo ano.

Em Madri, espanhóis comem 12 uvas para trazer boa sorte no Ano Novo
Belarus
Em Belarus, as mulheres solteiras competem entre si em jogos de habilidade para determinar quem vai se casar primeiro no ano que se inicia. Um dos jogos envolve fazer uma pilha de milho em frente a cada uma das moças e soltar um galo para que ele escolha uma das pilhas. Acredita-se que a dona da pilha escolhida pela ave irá se casar antes das demais.

Inglaterra
Em Londres, no primeiro dia do ano ocorre a tradicional “London New Year Parade”. O desfile conta com a participação de artistas de vários países, que realizam números de dança, acrobacias e diversas performances. A parada é assistida por uma multidão que lota as ruas da capital inglesa.

Em Londres, um desfile é realizado no primeiro dia do ano. 
Áustria
Os austríacos utilizam chumbo para adivinhar o que os espera no próximo ano. À meia noite, eles derramam o chumbo derretido em uma tigela com água e observam as figuras que se formam. Se uma bola se formar, significa boa sorte. Uma âncora significa que a pessoa precisará de ajuda no ano seguinte. Se a aparecer o formato de uma cruz, pode significar que a pessoa irá morrer no próximo ano.








Dicas para evitar a Ressaca


As comemorações para a virada do ano são uma das ocasiões em que se exagera na bebida alcoólica e consequentemente a ressaca é muitas vezes a forma de começar o novo ano.
Veja algumas dicas e receitas caseiras para evitar esse problema. Além da óbvia sugestão de não exagerar na festa da noite anterior, veja o que os internautas sugerem para minimizar os estragos:
I- “A água é o melhor remédio, uma vez que ela nos faz liberar os resíduos tóxicos do organismo e facilita o trabalho do fígado e dos rins”.
II- “Cozinhe um ovo por um minuto e meio, faça um furo na parte superior, mexa com uma colher e beba. É só esperar que você vai recuperar as funções do fígado. A clara do ovo é riquíssima em albumina. A clara é matéria de primeira linha para reparar os músculos e prolongar a saciedade por ser uma proteína de longa absorção. A porção amarela do ovo também é importante para hipertrofia, mas juntamente com seus nutrientes proteicos, estão nutrientes lipídicos e vitamínicos”.
III- “Para repor as energias, tome suco de maçã”.
IV- “Ao acordar, tome água fresca. Imediatamente, bata no liquidificador 1 copo de água fresca, 1 pitada (menos de 1/3 de colher de chá) de sal e 2 tomates vermelhos, retirando o miolo branco próximo do cabo. Tome, espere, e veja como cai muuuuuuuuuuuuuuito bem!!!”.
V-  “Após parar de consumir bebida alcoólica, fazer uma mistura de 250 ml de leite integral gelado, 1 banana média , 3 colheres de sopa de mel. Bata tudo no liquidificador e tome. No outro dia, adeus, ressaca!”.
VI- “Ao chegar em casa, jogo uma ducha fria e em seguida bebo um café preto sem açúcar bem quente. Durmo e, ao acordar, já sinto uma melhora, mas ainda assim bebo nova dose de café preto. Me ajuda e muito”.
VII-  “Um bom banho de mar, gelado de preferência! Feliz Ano Novo e, se beber, não dirija!”.

Boas Festas, se Beber não Dirija!!!


“Batmóvel” de Poá é apreendido e recuperado no último dia do ano


Inspirado no veículo do Batman, carro foi construído por um paisagista. Após perder uma roda, ele ficou encostado na pista e acabou apreendido.
Ele faz sucesso por onde passa e chama a atenção até quando é tirado de circulação. O “batmóvel” construído por um paisagista em Poá, região metropolitana de São Paulo, por pouco não termina 2012 atrás das grades.
Com a aparência de um batmóvel dos anos 60, seis rodas, aerofólio, rabo de peixe e motor de Corcel, o carro do Homem-Morcego poaense foi guinchado  pela Polícia Militar. Segundo o dono, ele perdeu uma das rodas por causa da quebra do disco de freio e ficou encostado na pista.
O caso aconteceu na véspera de Natal em uma das alças da Rodovia Ayrton Senna, quando o Batman dessa história, que se chama Getúlio da Silva Ribas, pegava o acesso para Itaquaquecetuba.
“Era umas 20h30 e ao frear para pegar a alça, o disco de freio quebrou e a roda se soltou do carro. Recolhi a roda e como estava sozinho e meu celular estava descarregado fui a pé buscar um guincho. Mas quando voltei o carro não estava mais lá, apesar de ter deixado o pisca alerta e a lanterna ligados”, conta Getúlio.
Pensando ter sido vítima de furto, o dono do batmóvel foi até a delegacia de Itaquaquecetuba. Lá descobriu que a Polícia Militar havia recolhido o carro e acionado a concessionária que administra a rodovia. O automóvel foi levado para o pátio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) no bairro do Taboão em Mogi das Cruzes.
Nesta segunda-feira (31), quando foi buscar o carro, Batman descobriu que o veículo estava apreendido por falta de placa dianteira e estepe e irregularidades na documentação por um impasse na cor do batmóvel, que, obviamente, é preto. “No documento do "batmóvel" aparece que ele é verde por causa do chassi que era de um Corcel dessa cor. Agora o carro é preto, mas eu tenho um documento da Ciretran me autorizando a rodar e avisando que a documentação está em mudança. Mas apreenderam o carro assim mesmo”, afirma Getúlio.
Apenas no último dia do ano o "batmóvel" finalmente ganhou liberdade, na carroceria de um guincho. Após uma semana de apreensão, o valor desembolsado com multas e diária ficou em R$ 550.
Na saída do pátio, a retirada do batmóvel foi a distração de quem estava esperando para buscar seu próprio carro. Muitos tiravam fotos e se divertiam com a situação de um veículo tão curioso. “Se até o "batmóvel" foi apreendido, imagina o meu Golzinho, coitado”, ria o montador de autos Paulo Antonio Gonçalves, que foi acompanhar um amigo ao pátio e ouviu a recomendação de um policial para trocar as placas de seu Gol que estavam gastas.

Um ano novo se inicia


Um ano novo se inicia, hora de relembrarmos os acontecimentos do passado,
Escrever nos poemas, novos sonhos,
Conhecer pessoas novas, viajar, aprender outro idioma,
Crescer, amadurecer, rir, chorar, orar.

Espero que esse ano seja diferente,
Faça de tudo para dar certo,
Aproveite as oportunidades, seja feliz, busque á Deus,
Prepare-se para fazer de 2013 um ano melhor.

As alegrias, risadas podem até serem passageiras,
Mas as marcas que elas deixam, podem durar
A vida inteira.

Siga em frente, continue algo que não terminou,
Comece um sonho que não se realizou
E vida cada dia como se fosse único que não se repete...

sábado, 29 de dezembro de 2012

“Crimes na Internet” Agora tem leis aprovadas contra esse tipo de crime


A Câmara aprovou dois projetos que tratam da tipificação de crimes cibernéticos, entre eles o que ficou conhecido como Lei Carolina Dieckmann, foi um dos casos mais comentado sobre crimes na internet em 2012. Além de tipificar como crimes a violação de dados pessoais, clonagem de cartões, roubo de senhas, fraudes eletrônicas, racismo na rede, guerra cibernética, os projetos estabelecem penas, inclusive de prisão, para os que adotarem esse tipo de conduta. Os dois projetos irão à sanção presidencial, porque já passaram por votação no Senado.
Esperamos que com essa leis os crimes na internet seja amenizado e as pessoas que comentem esses tipos de crime sejam localizadas e recebam suas pena de mal interesses na internet, esses crimes deixam marcas muito forte na consciência e na imagem das vitimas.

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

O Fenômeno Chamado “Ocultação”


Nesta noite de natal (25 de Dezembro) tivemos o privilégio de assistir um grande espetáculo no céu a olho nu. Quem olhou para o céu na noite dessa terça-feira viu o último espetáculo celeste de 2012. O planeta Júpiter tocou o limbo do disco lunar e permaneceu atrás da Lua por aproximadamente 1 hora e 22 minutos, em um fenômeno astronômico conhecido como "ocultação".
O gigante gasoso só voltou a ser visto novamente, quando os movimentos orbitais envolvidos fizeram o planeta reaparecer do outro lado do satélite.